



A Semana do Meio Ambiente de Ouroeste aconteceu de 30 de maio a 21 de junho, e sua programação consistiu na realização de visitas e excursões a pontos ecológicos, parques e projetos ambientais, além de apresentação teatral e palestra. Segundo o Coordenador do Meio Ambiente de Ouroeste, Claudecir Caberlim, a programação foi estruturada em parceria com Prefeitura, Diretoria de Educação e Cultura, Casa da Agricultura e outras entidades do município com base a promover ações que contemplassem desde a educação infantil até a terceira idade. “Decidimos finalizar a Semana com grupo da terceira idade porque é talvez o grupo mais suscetível a entender a importância de se pensar em desenvolvimento sustentável, pois sentiu as mudanças pelas quais o meio ambiente passou nas últimas décadas e pode transmitir suas experiências de vida e a preocupação ambiental contribuindo para a formação de uma geração futura ecologicamente correta”, acrescentou.
As também ações visam desenvolver as diretivas estabelecidas pelo Projeto Município Verde Azul: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização urbana, Educação ambiental, Habitação sustentável, Uso da água, Poluição do ar, Estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O projeto Município Verde azul foi criado com o objetivo de descentralizar a política ambiental e estimular ações dos municípios em prol do meio ambiente.
O Coordenador Municipal de Ouroeste ressaltou o saldo positivo do evento, pois, pôde-se notar que as atividades desenvolvidas no município em prol ao meio ambiente já mostram resultados provenientes das mudanças de hábitos da população que manifesta consciência mais ecológica. “Trata-se de uma mudança de concepções e atitudes que estamos conseguindo transmitir para a população, principalmente através do trabalho com as crianças e adolescentes. Aproveito para agradecer ao Prefeito Nelson Pinhel que não mede esforços para colaborar com o desenvolvimento dessas ações que têm gerado bons frutos para nosso município e a população”, concluiu.
O prefeito de Ouroeste, Nelson Pinhel, exaltou as atividades preparadas para a semana que têm o objetivo de fazer com que a população repense as questões ambientais. “Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos e estamos fazendo nossa parte com os serviços que o município presta e também promovendo eventos como esse que ajuda a conscientizar as pessoas sobre prejuízo causado à natureza e a importância do desenvolvimento sustentável para a sobrevivência do próprio ser humano”, finalizou.