domingo, 4 de dezembro de 2011

Visita ao Zoológico de São José do Rio Preto


No dia 02 de dezembro, 21 alunos do 3°ano da escola Emef de Ouroeste visitaram o Zoológico de Rio Preto. A visita foi acompanhada por três monitoras que explicaram às crianças sobre as características e hábitos dos animais, reforçando a importância que cada espécie desempenha no equilíbrio e sustentabilidade da natureza.
Os alunos viram, de perto, animais que estão correndo risco de extinção como o Lobo Guara e, também, animais que não pertencem à fauna brasileira, como o hipopótamo.
Durante o passeio, as crianças puderam entender a importância dos zoológicos para educação ambiental, pois possibilitam a proximidade e interação com os animais, além de, também, servirem para exemplificar os prejuízos da ação destrutiva do homem à natureza, que faz com que muitos animais tenham que ser criados em cativeiro para continuarem existindo.







sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Parceria leva teatro infantil às escolas




Uma parceria entre a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, Diretoria da Educação e Cultura e a Usina de Açúcar e Álcool Bunge Ouroeste levaram, no dia 1º de dezembro, a peça teatral infantil “Fernando Fernandes” aos alunos da Emef de Ouroeste e Emef José de Souza Cabral de Arabá.

A apresentação aconteceu em dois turnos e envolveu os alunos com temas importantes dentro do contexto escolar como: respeito, bulling, motivação e ações que levam ao sucesso tendo como objetivo mostrar às crianças uma lição de vida e o que devemos fazer para sermos cidadãos melhores, e a importância do respeito dentro de casa, com o meio ambiente, na escola, com os professores e amigos, independente das diferenças e limitações de cada um.

Para atrair a atenção das crianças o ator usa alguns elementos como o uso de linguagem simples e a interação com a platéia que participa em vários momentos da peça.

Segundo o Coordenador do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, ações que incentivam o desenvolvimento e boa formação das crianças são de extrema importância e coordenadoria tem constantemente se unido à Diretoria da Educação do município e a outras instituições para promover projetos com essa finalidade e a Usina Bunge tem se firmado como um importante parceiro nessa empreitada.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cáritas e Coordenadoria Municipal do Meio ambiente de Ouroeste realizam passeatas par divulgar Campanha





No mês de novembro, a Cáritas de Ouroeste em parceria com a Coordenadoria do Meio Ambiente, Sabesp, CRAS E O CIAD realizou, em Ouroeste e em Arabá, passeatas para divulgar a Campanha de coleta de óleo de cozinha usado.

A ação tem como objetivo conscientizar a população a respeito dos prejuízos que o descarte indevido da substância causa ao meio ambiente e incentivar o reaproveitamento do óleo de cozinha, normalmente jogados em pias, vaso sanitários, ralos, no lixo, e até mesmo, diretamente no solo, podendo causar infiltração, acarretando a contaminação do lenço freático, além do fato de que, quando entra em decomposição, libera o gás metano, que agrava o efeito estufa. O objetivo da campanha é reduzir drasticamente a liberação do óleo vegetal no meio ambiente.

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos).

A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

Além de contribuir com o meio ambiente, a população também ganhará com o projeto desenvolvido pela entidade. A cada 4 litros de óleo usado você ganha um cupom para concorrer uma cesta básica de alimentos no final do mês.

O óleo coletado na campanha será encaminhado a uma usina de Lins para ser transformado em biodiesel. Para fazer sua parte, os moradores podem armazenar o óleo de cozinha produzido em suas casas em garrafas pet e levá-las diretamente a algum dos postos de coleta.

POSTOS DE COLETA:

* CÁRITAS DE OUROESTE

* SALÃO PAROQUIAL DE OUROESTE

* EMEF JOSÉ DE SOUZA CABRAL - ARABÁ


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coordenadoria do Meio Ambiente finaliza 2º semestre de monitoramento de Estações de Tratamento de Esgoto



A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, em cumprimento às normas da Diretiva Esgoto Tratado, do Projeto Município Verde e Azul, da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, acompanhou a coleta de amostras de efluentes para análises de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO). Esses dois parâmetros representam métodos indiretos, de análise simples e de custo relativamente baixo, para a quantificação do potencial poluidor dos efluentes.

No procedimento foram coletadas amostras em pontos à Jusante e à Montante das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ouroeste e Arabá, finalizando assim, o monitoramento do 2º segundo semestre.

Segundo o Coordenador do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, a realização da atividade mostra a transparência e eficiência da SABESP juntamente com Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, para melhoria na qualidade de vida dos munícipes de Ouroeste em relação de saneamento básico, preservação dos mananciais e todo Biota local.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Articulações intermunicipais promovem ações para preservação ambiental


A Prefeitura Municipal de Ouroeste articula ações ambientais, através da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente (CMMA), em conjunto com Órgãos Ambientais dos Municípios de Indiaporã , Turmalina, Populina, Mira Estrela, Gurani D´Oeste e Mesópolis. O objetivo é buscar, juntos, soluções para preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida da população.

Essas articulações Intermunicipais para ações ambientais tem sucesso devido a união dos Prefeitos e Interlecutores/Suplentes do Projeto Municipio Verde e Azul. A exemplo dessa união, a parceria entre os Municípios de Turmalina, Populina, Ouroeste e Mira Estrela,carregou no dia 24 de Outubro de 2011, com o Tramite documental do Ecoponto de Ouroeste, treze mil quilos de pneus inservíveis (sucatas), para destinação final, conforme a Lei CONAMA n° 416 de 30/09/09. O material é recolhido e destinado sob a responsabilidade da ANIP-Associação Nacional da Industria Pneumáticos.

A ação cumpre com as seguintes diretivas do Projeto Município Verde Azul: “Resíduo Solidos”, “Qualidade do Ar” e “Estrutura Ambiental”.

A ação contou com o apoio da apoio Secretaria Municipal de Saúde de Ouroeste e da Diretoria de Limpeza Urbana do município.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Crianças plantam mudas em comemoração ao Dia da Árvore e à Semana do Plantio e Replantio






A Prefeitura de Ouroeste, por meio da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, realizou, de 21 a 29 de setembro, ações em comemoração ao dia Mundial da Árvore (21/08), dia do Ipê Branco (22/08) – árvore símbolo do município – e à Semana do Plantio e Replantio. As atividades cumprem com o calendário ecológico universal e municipal e seguem o planejamento da Diretiva Educação Ambiental, estabelecida pelo projeto município Verde Azul.

Os eventos tiveram como objetivo despertar na sociedade a preocupação com a preservação e recuperação do meio ambiente por meio de atividades de plantio e replantio de árvores e passeios, envolvendo, principalmente, escolas da rede municipal de ensino.

Durante a semana foram plantadas mudas de ipê branco na praça central de Ouroeste. Crianças da rede municipal de ensino visitaram a Nascente Modelo de Ouroeste onde realizaram o replantio de mudas de espécies frutíferas nativas. As crianças também realizaram o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas no reflorestamento de mata ciliar nas propriedades da família Morissugui e no pesqueiro de Ouroeste, localizado na propriedade de Ailton de Paula. As atividades foram finalizadas com plantio de 60 mudas de ipê branco na propriedade rural de Luiz Amancio Pinto.

O evento contou com o apoio da Prefeitura, Diretoria de Educação e Cultura e Casa da Agricultura do município e visam promover a educação ambiental e incentivar as crianças à preservação e conservação da natureza contando com a participação de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Ouroeste e Arabá (EMEF Souza Cabral). Segundo o Coordenador de Meio Ambiente de Ouroeste, Claudecir Caberlim, as ações ambientais têm mostrado resultados positivos na formação ecológica das crianças que aprendem na prática a importância de cuidar do meio ambiente com o contato direto com a natureza, interagindo com proprietários rurais, professores e técnicos, e com as teorias de sala de aula. “As atividades propõem a aproximação das crianças com o meio ambiente. Todos os participantes passam e podem sentir a necessidade de preservação de uma simples nascente, na formação de um córrego, seguindo rios e riachos até os mares, completou.”

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coordenadoria do Meio Ambiente lança Campanha para coleta de óleo de cozinha



A Campanha de arrecadação de óleo de cozinha é uma parceria entre a Coordenadoria do Meio Ambiente e a Cáritas de Ouroeste e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de entidades e instituições locais.
A Campanha consiste na coleta do óleo que é descartado pela maior parte da população nos ralos das pias ou lixo, poluindo córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento das casas.
O óleo coletado será destinado a uma empresa com sede na cidade de Lins e será usado para fabricação de Biodisel.
Toda a população pode participar e além de contribuir para conservação do meio ambiente também concorrerá a prêmios. Depositando o óleo usado em garrafas pet e entregando-o nos postos de coleta serão entregues cupons que concorrem a prêmios dentro do mês corrente.

Postos de Coleta:

- Salão Paroquial de Oureoste

- Cáritas Paroquial

- Escola Sansara

- EMEF Jose de Souza Cabral – Arabá

Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

Vamos então fazer nossa parte e colaborar com o meio ambiente. Repasse essa ideia!



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coordenadoria comemora Dia do Ar Puro com passeio ciclístico






A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste em parceria com a Diretoria de Educação e Cultura promoveu, na terça-feira, 16, o evento “DIA DO AR PURO: PEDALANDO PARA NÃO POLUIR” que mobilizou cerca de 300 crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Ouroeste e Arabá em um passeio ciclístico. A ação foi realizada para comemorar o Dia do Ar puro, cuja data oficial é 14 de Agosto, e é parte do Calendário de Datas Comemorativas Ambientais do Município de Ouroeste.

O evento também cumpre duas diretivas do Projeto Município Verde e Azul: Educação Ambiental E Poluição Do Ar e tem como o objetivo a sensibilização da população para a utilização de transportes alternativos e a não realização de queimadas, promovendo o desenvolvimento sustentável, ajudando na diminuição a emissão do CO² na atmosfera, evitando diversas catástrofes, doenças à saúde humana e a toda biota planetária. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, Policia Militar, Secretaria de Educação e Sabesp.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coordenadoria do Meio Ambiente promove inspeção da frota municipal movida a diesel





A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste realizou, no dia 29 de junho, junto ao Departamento de Transporte e Mecânica, a vistoria em 26 veículos movidos a diesel, entre eles os veículos que foram adquiridos recentemente pela administração, que está renovando a frota municipal. A inspeção é feita pelo órgão ambiental semestralmente utilizando a escala de ringelmann e visa cumprir a diretiva “Poluição do Ar” estabelecida pelo projeto Município Verde Azul.

A vistoria tem como objetivo verificar o nível de emissão de fumaça preta que os veículos lançam na atmosfera e também é um indicativo de manutenção dos veículos que não são aprovados na fiscalização. Os veículos que foram analisados e tiveram a fumaça sob controle receberam um adesivo de inspeção veicular.

O Prefeito do município de Ouroeste, Nelson Pinhel, preocupado com o controle da emissão de gases poluentes está renovando a Frota Municipal adquirindo veículos menos poluentes. “Melhorar a qualidade de vida da população é uma preocupação da nossa administração e sabemos da importância de escolher veículos que contribuam para isso. Recentemente adquirimos quatro ônibus semi novos e um micro novo para Educação, e mais um Caminhão novo para coleta seletiva do Programa Ouro do Lixo. Todos os veículos foram aprovados na inspeção e estão dentro dos limites de imissão de fumaça fixados por lei.”, acrescentou o prefeito.

A vistoria dos veículos teve apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, Departamento de Transporte e do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente 2011





A Semana do Meio Ambiente de Ouroeste aconteceu de 30 de maio a 21 de junho, e sua programação consistiu na realização de visitas e excursões a pontos ecológicos, parques e projetos ambientais, além de apresentação teatral e palestra. Segundo o Coordenador do Meio Ambiente de Ouroeste, Claudecir Caberlim, a programação foi estruturada em parceria com Prefeitura, Diretoria de Educação e Cultura, Casa da Agricultura e outras entidades do município com base a promover ações que contemplassem desde a educação infantil até a terceira idade. “Decidimos finalizar a Semana com grupo da terceira idade porque é talvez o grupo mais suscetível a entender a importância de se pensar em desenvolvimento sustentável, pois sentiu as mudanças pelas quais o meio ambiente passou nas últimas décadas e pode transmitir suas experiências de vida e a preocupação ambiental contribuindo para a formação de uma geração futura ecologicamente correta”, acrescentou.

As também ações visam desenvolver as diretivas estabelecidas pelo Projeto Município Verde Azul: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização urbana, Educação ambiental, Habitação sustentável, Uso da água, Poluição do ar, Estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O projeto Município Verde azul foi criado com o objetivo de descentralizar a política ambiental e estimular ações dos municípios em prol do meio ambiente.

O Coordenador Municipal de Ouroeste ressaltou o saldo positivo do evento, pois, pôde-se notar que as atividades desenvolvidas no município em prol ao meio ambiente já mostram resultados provenientes das mudanças de hábitos da população que manifesta consciência mais ecológica. “Trata-se de uma mudança de concepções e atitudes que estamos conseguindo transmitir para a população, principalmente através do trabalho com as crianças e adolescentes. Aproveito para agradecer ao Prefeito Nelson Pinhel que não mede esforços para colaborar com o desenvolvimento dessas ações que têm gerado bons frutos para nosso município e a população”, concluiu.

O prefeito de Ouroeste, Nelson Pinhel, exaltou as atividades preparadas para a semana que têm o objetivo de fazer com que a população repense as questões ambientais. “Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos e estamos fazendo nossa parte com os serviços que o município presta e também promovendo eventos como esse que ajuda a conscientizar as pessoas sobre prejuízo causado à natureza e a importância do desenvolvimento sustentável para a sobrevivência do próprio ser humano”, finalizou.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Grupo da Terceira Idade visita Trilha dos Macacos






Fechando as comemorações, mais de 80 pessoas do grupo da Terceira Idade dos Centros de Convivência de Idosos (C.C.Is) de Ouroeste e Arabá, participaram, no dia 21, de uma excursão à Trilha Ecológica dos Macacos, em Mira Estrela. Durante a excursão, guiada por monitores do local, os visitantes puderam conhecer grupos de macacos existentes na região e algumas espécies de árvores nativas e cipós medicinais.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Coordenadoria entrega cartilhas à Rede Municipal de Ensino



No dia 20, a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, entregou à Diretoria de Educação e Cultura a Cartilha de Coleta Seletiva elaborada pelo funcionário, Gestor Ambiental e Zootecnista Flávio Takai, que posteriormente foi repassada aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A cartilha orienta sobre uso consciente dos recursos naturais dando ênfase à questões ambientais como poluição, lixo, coleta seletiva, reciclagem, e as ações do município em busca da sustentabilidade ambiental. O objetivo do material é sensibilizar alunos e professores a diminuir a quantidade de resíduos domésticos na destinação final, aumentando a vida útil das valas e o material reciclado, dando, assim, mais suporte ao Programa Ouro do Lixo, que colabora na preservação dos recursos naturais do município, e ao mesmo tempo promove ação social ao gerar empregos direta e indiretamente.

sábado, 18 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Projeto Entrelaços do Saber participam de Reflorestamento de Nascente






Crianças do projeto “Entrelaços do Saber” participaram, no dia 17 de junho, do reflorestamento da Nascente Recreio, localizada na propriedade do Sr. Otacílio Costa. Foram plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas, cultivadas no viveiro municipal, visando proteger a nascente e, consequentemente, preservar e conservar os recursos hídricos e a biodiversidade do local.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Jovens visitam parque zoológico e projeto de reciclagem em Ilha Solteira



Adolescentes dos 8º e 9º anos da Escola EMEF José de Souza Cabral de Arabá participaram, no dia 15 de junho, de excursão ao Parque Zoológico de Ilha Solteira.

No local, os jovens foram recepcionados com apresentação de músicas e contos realizada por pessoas portadoras de deficiências físicas. A visita foi complementada com tour pelo zoológico acompanha por três Biólogos do local, que mostraram aos alunos as características da fauna local, alertando sobre o risco de extinção de algumas espécies. O objetivo é mostrar a importância de conhecer mais sobre nossa fauna para que possamos preservar todo tipo de vida no planeta.

No mesmo dia os estudantes conheceram o Projeto Ilha do Papel, onde jovens trabalham com fibras vegetais e reciclagem de papel, transformando-o em artesanato e produtos que, posteriormente, são vendidos para a população.

A Coordenadoria do Meio Ambiente agradece o apoio do Prefeito do município de Ouroeste, Nelson Pinhel, na realização dos eventos ligados ao meio ambiente, principalmente, nos que envolvem crianças e adolescentes, pois, essa é a melhor forma de construir um futuro melhor, um mundo sustentável.

sábado, 11 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Plantação de Mudas de Ipê Branco



As crianças dos 6º e 7º anos da Escola EMEF José de Souza Cabral, de Arabá, visitaram, no dia 10 de junho, o Pesqueiro Paraíso, aonde plantaram mudas de Ipê Branco, árvore símbolo do município e outras árvores nativas e frutíferas. A iniciativa visa divulgar a Diretiva Mata Ciliar, uma das 10 propostas pelo projeto Município Verde e Azul.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Visita à Trilha dos Macacos

Nos dias 07 e 09, alunos do 4º ano da EMEF de Ouroeste realizaram uma visita à Trilha Ecológica dos Macacos em Mira Estrela. No local, as crianças puderam observar algumas espécies de animais características da nossa região, especialmente, de macacos, vivendo em seu ambiente natural com a interferência humana. Os estudantes puderam alimentar os animais com frutas. O objetivo é mostrar a convivência pacífica entre ser o humano e os animais.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Projeto Entrelaços do Saber visita Cachoeira

Integrantes do Projeto “Entrelaços do Saber” visitaram, no dia 06 de junho, a Cachoeira da Fazenda Veloso, onde aprenderam e conheceram mais sobre Recursos Hídricos, sobre a Fauna e Flora Local, valorizando e explorando a natureza no Município de Ouroeste.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Coordenadoria realiza palestra sobre projeto Município Verde Azul

No Recinto Sela de Ouro de Ouroeste, no dia 04 de junho de 2011, a Coordenadoria do Meio Ambiente participou do 18º EDI (Encontro Distrital de Interact), evento promovido Rotary, Rotaract e Interact Club de Ouroeste, onde o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Biólogo, Técnico em Meio Ambiente e Interlecutor do Município Verde e Azul, Claudecir Caberlim, e o Gestor Ambiental e Zootecnista, Flávio Takai, auxiliados pelo Técnico em Química, Ruy Rodrigues, ministraram palestra, para cerca de 600 convidados, sobre o Projeto estratégico Município Verde e Azul, apresentando diretivas, metas, legislação, ações ambientais e a certificação com o Selo Verde no Município de Ouroeste. A apresentação contou com a presença do Prefeito Municipal Nelson Pinhel.


sábado, 4 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Alunos de Arabá plantam mudas de Ipê Branco

No dia 03 de junho os 2º, 3º, 4º e 5º anos da EMEF José de Souza Cabral, de Arabá, plantaram, na Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp em Arabá, mudas de “Ipê Branco”, árvore símbolo do município. Os alunos aprenderam lições sobre arborização e a importância do saneamento básico à saúde humana, mostrando desde a geração do resíduo na residência até o tratamento final.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente - Crianças visitam Viveiro Municipal de Mudas


Dando continuidade às comemorações na Semana do Meio Ambiente, no dia 02, alunos do 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de Ouroeste visitaram o Viveiro Municipal de Mudas onde receberam orientações sobre plantas nativas, frutíferas e ornamentais e conheceram os trabalhos desenvolvidos dentro das diretivas de sustentabilidade do município. Cada criança recebeu uma muda para plantar em sua residência.