
A Campanha de arrecadação de óleo de cozinha é uma parceria entre a Coordenadoria do Meio Ambiente e a Cáritas de Ouroeste e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de entidades e instituições locais.
A Campanha consiste na coleta do óleo que é descartado pela maior parte da população nos ralos das pias ou lixo, poluindo córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento das casas.
O óleo coletado será destinado a uma empresa com sede na cidade de Lins e será usado para fabricação de Biodisel.
Toda a população pode participar e além de contribuir para conservação do meio ambiente também concorrerá a prêmios. Depositando o óleo usado em garrafas pet e entregando-o nos postos de coleta serão entregues cupons que concorrem a prêmios dentro do mês corrente.
Postos de Coleta:
- Salão Paroquial de Oureoste
- Cáritas Paroquial
- Escola Sansara
- EMEF Jose de Souza Cabral – Arabá
Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
Vamos então fazer nossa parte e colaborar com o meio ambiente. Repasse essa ideia!