sábado, 28 de julho de 2007

Casa da Agricultura de Ouroeste realiza curso de artesanato em palha de milho para produtores rurais




A Casa da Agricultura de Ouroeste em parceria com o Senar de Jales e com o apoio a Prefeitura Municipal realizou entre os dias 16 e 20 de julho de 2007, o Curso de Artesanato em Palha de Milho, gratuitamente para familiares de Produtores Rurais do Município. Esta parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que tem como Coordenador o Sr. José Candeo é destinada aos familiares de Produtores Rurais para que se formem novas profissões, e aumente a renda familiar, uma vez que já conta com a matéria prima em sua propriedade, o que necessitaria apenas da mão de obra familiar. O curso, que foi realizado no Salão Paroquial de Ouroeste, inclui apostilas, café, lanche e almoço para todos os participantes, oferecido pelo Senar.

O curso contou como a instrutora a Sra. Bernadete Franco Silva Galbiati da cidade de Estrela D`Oeste.

Em Ouroeste o Coordenador dos Cursos do Senar é o Engenheiro Agrônomo João Barbar da Casa da Agricultura.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente e Agente Ambiental da Casa da Agricultura, Claudecir Caberlim, o Curso além de colaborar com Natureza oferece oportunidade de fonte de renda.


sábado, 21 de julho de 2007

Ouroeste cria “Ecoponto” para deposito de pneus usados




O município de Ouroeste, com a criação do “Ecoponto” para deposito de pneus usados, toma uma iniciativa importante para a preservação do meio ambiente. O projeto só foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouroeste com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), firmado em maio deste ano.

A contratação se fez necessário devida a enorme quantidade de pneus velhos que são descartados diariamente aos arredores da cidade e na zona rural, prejudicando o meio ambiente. A iniciativa também coopera para que se diminua os criadouros do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti)

De acordo com a resolução da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), os fabricantes e importadores desses produtos são responsáveis pela coleta e destinação final dos mesmos.

Na semana passada foi feita à primeira coleta de pneus no município. O trabalho esta tendo sucesso devido ao apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, e dos órgãos competentes (Casa da Agricultura, Vigilância Sanitária e Saúde, contando também com a conscientização da população do município, tendo como coordenador do projeto o técnico de Meio Ambiente Claudecir Caberlim.

sábado, 14 de julho de 2007

Escola Cabral de Arabá desenvolve projeto de Meio Ambiente



Em parceria com a Cati - Casa da Agricultura de Ouroeste, os alunos da 4ª série do ensino fundamental da Escola “E.M.E.F. José de Souza Cabral” de Arabá, tendo como responsável à Professora Lucimara Sabino da Costa e a Coordenadora Maria Jacinta Brugnoli, desenvolveram paralelamente com o livro APRENDENDO COM A NATUREZA o Projeto “ONDE EXISTE VIDA EXISTE ÁGUA”.

O projeto teve como objetivo desenvolver uma mística ecologia, que resgate o valor da água nos seus fundamentos mais profundos e apoiar-se e valorizar as iniciativas já existentes no tocante ao cuidado com a água e sua preservação, captação de água da chuva e recuperação de mananciais degradados.

Através de diversificados tipos de textos na parte teórica e experiências em aulas práticas, os alunos adquiriram informações referentes à importância da água e a sua preservação.

O projeto não é especificamente somente para a informação e transmissão do professor para os alunos e sim para que os mesmos envolvessem neste projeto a família e a comunidade em geral, orientando-os para os cuidados que devemos ter não só com a preservação da água, como também com o solo.

Segundo a professora Lucimara Sabino da Costa “Trabalhar com este projeto foi uma experiência magnífica, pois os alunos trazem uma bagagem muito grande de conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, principalmente em Arabá, onde encontramos plantações de cana-de-açúcar onde verificamos as queimadas que também prejudica muito o solo matando as proteínas da terra e a degradação que a mesma faz no ambiente. Temos como experiência também as plantações de algodão que também não só polui a terra com agrotóxicos como também o ar”, concluiu a professora. De acordo com organizadores do projeto tudo que jogamos no solo, penetra nos lençóis subterrâneos. E este projeto influenciou tanto os alunos, que ao finalizarem este projeto, confeccionaram um livro, alertando aos seus leitores sobre a importância da preservação da água e as conseqüências se não colocarmos em prática, o que colocamos no papel.

Para a coordenadora da Escola Maria Jacinta Brugnolli este é um dos projetos que os alunos irão desenvolver no decorrer deste ano. “Estamos também trabalhando com o projeto Meio Ambiente na escola, e brevemente teremos outras experiências que poderemos compartilhar com demais pessoas que tiverem interesse em adquirir um melhor ambiente para sua sobrevivência e não podemos nos esquecer que a “NATUREZA É O NOSSO SANTUÁRIO DE LUZ”, comentou a coordenadora

Nós Alunos, Professores, Coordenadora, Diretora e todos os Funcionários desta escola estamos plantando nossa semente de conscientização, esperando que a mesma contagie todas as pessoas não só deste Povoado como também do mundo inteiro para que possamos ter um mundo melhor, para nós e nossos descendentes que viverem.