sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Crianças plantam mudas em comemoração ao Dia da Árvore e à Semana do Plantio e Replantio






A Prefeitura de Ouroeste, por meio da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, realizou, de 21 a 29 de setembro, ações em comemoração ao dia Mundial da Árvore (21/08), dia do Ipê Branco (22/08) – árvore símbolo do município – e à Semana do Plantio e Replantio. As atividades cumprem com o calendário ecológico universal e municipal e seguem o planejamento da Diretiva Educação Ambiental, estabelecida pelo projeto município Verde Azul.

Os eventos tiveram como objetivo despertar na sociedade a preocupação com a preservação e recuperação do meio ambiente por meio de atividades de plantio e replantio de árvores e passeios, envolvendo, principalmente, escolas da rede municipal de ensino.

Durante a semana foram plantadas mudas de ipê branco na praça central de Ouroeste. Crianças da rede municipal de ensino visitaram a Nascente Modelo de Ouroeste onde realizaram o replantio de mudas de espécies frutíferas nativas. As crianças também realizaram o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas no reflorestamento de mata ciliar nas propriedades da família Morissugui e no pesqueiro de Ouroeste, localizado na propriedade de Ailton de Paula. As atividades foram finalizadas com plantio de 60 mudas de ipê branco na propriedade rural de Luiz Amancio Pinto.

O evento contou com o apoio da Prefeitura, Diretoria de Educação e Cultura e Casa da Agricultura do município e visam promover a educação ambiental e incentivar as crianças à preservação e conservação da natureza contando com a participação de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Ouroeste e Arabá (EMEF Souza Cabral). Segundo o Coordenador de Meio Ambiente de Ouroeste, Claudecir Caberlim, as ações ambientais têm mostrado resultados positivos na formação ecológica das crianças que aprendem na prática a importância de cuidar do meio ambiente com o contato direto com a natureza, interagindo com proprietários rurais, professores e técnicos, e com as teorias de sala de aula. “As atividades propõem a aproximação das crianças com o meio ambiente. Todos os participantes passam e podem sentir a necessidade de preservação de uma simples nascente, na formação de um córrego, seguindo rios e riachos até os mares, completou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário