quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ecoponto recolhe pneus para reciclagem






A Coordenadoria do Meio Ambiente de Ouroeste, com o apoio Prefeitura do município, está dando continuidade ao projeto Ecoponto. No mês de julho, mais de 14.000 quilos de pneus inservíveis (sucata) foram encaminhados para reaproveitamento, conforme a Lei CONAMA n°416 de 30/09/09. O material recolhido é destinado à responsabilidade da ANIP - Associação Nacional da Industria Pneumáticos.
A ação cumpre com a Diretiva “POLUIÇÃO DO AR” e “LIXO MÍNIMO”, do programa Município Verde e Azul, e é realizada em parceria com outros municípios, com o objetivo de dar a destinação correta dos resíduos de Pneus inservíveis, através de documento do “ECOPONTO MUNICIPAL DE OUROESTE”.
O Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, detalha passo a passo do procedimento de quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo. “Ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal – um ECOPONTO. No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final”.
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário