A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste monitora a execução de parte do projeto de elaboração de diagnóstico de restauração de mata ciliar e o plano de recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos do município, feito por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), do Comitê de Bacia do Turvo Grande, Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O trabalho tem como objetivo apresentar diagnóstico ambiental das sub-bacias do município e propor ações para recuperação de nascentes, bem como medidas de contenção de erosão do solo e assoreamento dos corpos d’água, e controle das fontes difusas de poluição em urbana e rural, visando a recuperação e preservação dos recursos hídricos e também subsídios para efetivação do planejamento ambiental.
A pesquisa é feita “in loco” por meio de relatórios fotográficos, coleta de coordenadas, identificação de nascentes e uso do solo em áreas de mata ciliares, levantamentos arbórios e florísticos com informações copiladas, sistematizadas e georreferenciadas, gerando um mapa com a realidade ambiental do município.
O desenvolvimento do diagnóstico cumpre com as seguintes Diretivas do Projeto Município Verde e Azul: Mata Ciliar, Uso da Água, Educação Ambiental e Estrutura Ambiental. Segundo o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, responsável técnico pela elaboração do projeto, através deste diagnóstico serão abertas portas para outros projetos e recursos para recuperação e conservação ambiental junto ao governo de estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário