quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Projeto incentiva alunos para preservação ambiental



A Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá levou cerca de 20 alunos da 4° e 5° série do ensino fundamental, essa semana, dia 21/11 às margens do Rio Grande, para a instalação de placas de aviso e alerta sobre a necessidade da preservação ambiental.

A escola vem desenvolvendo o projeto Meio Ambiente – vivendo a diversidade na escola – assumindo a responsabilidade na construção de sociedades sustentáveis.

De acordo com os idealizadores do projeto, cuidar do meio ambiente é realizar ações transformadoras que melhorem a qualidade de vida na comunidade e no planeta. ‘Conhecer o meio ambiente é saber que somos parte dele, a ele pertence a vida. Cuidar do meio ambiente é amar a reverenciar a vida”, explicou.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal , através Casa da Agricultura de Ouroeste e tem a participação do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim e do Cabo Fantini da Polícia Ambiental de Fernandópolis.

A escola espera realizar um movimento voltado para a formação da cidadania ambiental em nosso país, buscando nesta participação coletiva o poder transformador de coletivamente repensar a qualidade de vida de todos.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Alunos de Ouroeste visitam Microbacias do Córrego do Galo e Lageado






Cerca de 50 alunos da Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá e Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho de Ouroeste participaram de duas visitas nos dias 01 e 06 de novembro de 2006, na Microbacia Hidrográfica do Córrego do Galo e Microbacia Hidrográfica do Córrego do Lageado, através do Programa Aprendendo com a Natureza.

O programa vem sendo desenvolvido no município por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os participantes tiveram a oportunidades de observar e conhecerem no local, antigas erosões, matas ciliares e assoreamento na Cabeceira do Córrego do Galo, localizado na ponte da estrada vicinal que liga os municípios de Ouroeste e Guarani D` Oeste.

Com as melhorias promovidas pela Prefeitura Municipal de Ouroeste, hoje a estrada encontra-se recuperada. Foram levantados os terraços e construído nova ponte e caixas de contenção.

Em outro local, na Microbacia do Lageado, os participantes puderam observar a Estrada Adequada recentemente pelo Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, orçada em R$ 215.000,00, uma parceria com a Prefeitura Municipal que removeu e instalou as cercas das propriedades vizinhas das estradas sem custo nenhum para o produtor rural.

Os estudantes tiveram o acompanhamento durante a visita de professores das instituições de ensino e dos profissionais da Casa da Agricultura de Ouroeste, do Técnico em Meio Ambiente Claudecir, da Médica Veterinária Louziane e do Engenheiro Agrônomo João Barbar, Técnico Executor da Microbacia Hidrográfica do Córrego do Galo e do Lageado.

domingo, 5 de novembro de 2006

Projeto leva crianças para conhecerem variedades de animais e pássaros






E cada vez maior a preocupação com o Meio Ambiente. E diante desse fato, muitos acreditam, que a conscientização de todos ainda é a melhor “arma” para poder reverter essa situação. Em Ouroeste, medidas para preservação do Meio Ambiente, entre outros trabalhos, propostas e projetos, vem mostrando, orientando e conscientizando principalmente crianças, jovens e adolescentes do município.

Nesta semana, dia 31/10 a Prefeitura Municipal de Ouroeste, através da Diretoria de Educação e Casa da Agricultura promoveu uma excursão na Estância Juliana em Urânia, com crianças e adolescentes do Projeto “Entrelaços do Saber”.

O objetivo do passeio foi orientar sobre a Fauna do Ecossistema e qual a importância de preservá-la. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem uma grande variedade de animas e pássaros, entre outros ameaçados de extinção, como por exemplo: macaco sagüi da orelha branca, arara azul, que já esta quase livre da extinção. A visita mostrou também, de como é feito o trabalho de recuperação de animais que chegam feridos, que são medicados e alimentados, até serem devolvidos a seu habitat natural.

O passeio teve acompanhamento dos professores do projeto, do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim e contou com o monitoramento de veterinários da estância.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente Caberlim, a aproximação das crianças com a natureza é de grande importância para o aprendizado e conscientização, pois a maioria das crianças só conhecia animais por livros e TV.