sábado, 30 de junho de 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE OUROESTE REINAUGURA VIVEIRO DE MUDAS




A Prefeitura Municipal de Ouroeste reinaugurou o Viveiro de Mudas do Município para atendimento aos Produtores Rurais, com mudas de Essências Nativas, Eucaliptos, Café, Ornamentais, Arborização Urbana, Frutíferas em geral, Medicinais e outras. A Responsabilidade Técnica é do Engenheiro Agrônomo João Barbar da Casa da Agricultura de Ouroeste.

Segundo Barbar, o objetivo da Prefeitura é através do Viveiro incentivar o Produtor Rural do Município. O Viveiro possui uma área total de 1000 m² sendo 800 m² coberto com sombrite, estufa, escritório, depósito para ferramentas e etc.

A água é proveniente de poço semi-artesiano e a capacidade do Viveiro é de 80.000 mudas das mais Variadas Espécies. As mudas são distribuídas gratuitamente aos Produtores do Município.

Trabalham no Viveiro dois funcionários que são mantidos pela Prefeitura Municipal. Existe também uma estufa de mudas de 40 m² construída pela Prefeitura Municipal para ajudar na produção do Viveiro Municipal.

O Viveiro que está em fase de enchimento de saquinhos para mudas e recebe diariamente visitas das Escolas do Município, tanto de Arabá quanto de Ouroeste.

Trabalhamos em parceria com as Escolas para as crianças acompanharem as mudas desde o plantio da semente até o plantio definitivo como parte do Meio Ambiente.

O Viveiro também tem por finalidade a produção de mudas de Essências Nativas para Reflorestamento de Áreas Degradadas, Recuperação de Áreas de Preservação Permanente nas Beiras dos Córregos e para atender a demanda da Arborização Urbana e incentivar a produção de Frutas no município e outros.

Para Arborização Urbana são utilizadas sementes e mudas de espécies apropriadas às condições urbanas, tanto do ponto de vista ambiental e paisagístico, quanto técnico, já que as árvores representam a segunda maior causa de desligamentos acidentais de energia, e podem quando plantadas sem a técnica adequada causar acidentes quando ocorrem tempestades e quedas de galhos.

domingo, 17 de junho de 2007

Semana do Meio Ambiente leva crianças à Estância Juliana




Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 03 a 9 de junho em todo o Brasil, a EMEJ José de Souza Cabral de Arabá levou cerca de 100 crianças de 1° a 4 série do Ensino Fundamental e crianças do projeto de preservação do Meio Ambiente, a Estância Juliana, localizada na cidade de Urânia, onde os participantes puderam conhecer várias espécies de animais e aves.

De acordo com a programação a visita foi dividida em duas turmas, que aconteceu durante duas semanas. O objetivo foi mostrar como os animais vivem e como se alimentam, ou seja os hábitos dos animais e as aves em extinção.

Segundo a coordenadora da Escola Jacinta Brugnoli, que acompanhou os grupos, em tempos de aquecimento global, tragédias ecológicas, poluição, destruição do meio ambiente e extinções de espécies, são temas importantes para trabalharem e desenvolverem projetos de conscientizarão e educação, principalmente com as crianças. “Realizar um trabalho de educação voltado para a preservação da natureza e, também, ajudar a desenvolver a consciência ambiental”, concluiu a coordenadora Jacinta.

Estância Juliana encera visitação

A Estância Juliana, que abriga hoje centenas de espécies de animais e aves e que durante mais de uma década, abriu suas portas para visitação, anunciou o encerramento de suas atividades essa semana, dia 12/06. Alguns animais serão transferidos para um zoológico, outros serão encaminhados ao Ibama. O local era abrigo de centenas de amimais domésticos e silvestres que eram abandonados pela mãe, ou que apresentava algum problema de saúde e que precisava de cuidados especiais, animais exóticos, aves em extinção, entre outros.

Semana do Meio Ambiente mobiliza crianças e adolescentes

Várias atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente no município de Ouroeste. Crianças e adolescentes foram mobilizados em busca de um só objetivo “Preservação do Meio Ambiente”, para que futuras gerações tenham direito de ter vida digna com saúde, segurança e bem estar. Foi com essa intenção que a Prefeitura Municipal de Ouroeste, comandado pelo Prefeito Pinhel e pela Vice Laíz Terezinha, através da Casa da Agricultura e Diretoria de Educação e Cultura promoveram a “Semana do Meio Ambiente”.

Entre as atividades realizadas, estão a do Projeto Agente Jovem, em continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvido no viveiro de mudas municipal, onde aprendem técnicas desde a coleta de sementes, a seleção, formação de mudas de o plantio com os tratos necessários e principalmente a conscientização de cuidar após o plantio. Além disso plantaram mudas ornamentais em jardins na área urbana para proporcionar maior conforto a população e cuidar da estética do município, além de frutíferas em locais apropriados.

Projeto “Entrelaços do Saber”

O projeto “Entrelações do Saber” também realizou visita no viveiro municipal, plantaram mudas ornamentais em jardins, confeccionou lembrancinhas com material reciclável para enfeitar as mesas da quermesse de Ouroeste, além de atividades rotineiras numa horta criada para o consumo de hortaliças do próprio projeto.

EMEI Paraíso Infantil

A Escola Municipal de Educação Infantil, através das mais de 300 crianças, plantaram 500 mudas nativas, ornamentais e frutíferas para serem entregues a população no Dia Mundial da Árvore e intensificaram o cuidado com as 60 mudas frutíferas plantadas por elas no início do projeto.

EMEF Cabral de Arabá

A Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá, realizaram visitas ecológica na Estância Juliana em Urânia para conhecerem um pouco mais sobre a fauna e perceber a necessidade de preservá-la.

Visitaram também a estação de tratamento de água em Cardoso, plantaram mudas flutíferas em um espaço onde plantar plantas medicinais e conhecer seu valor, realizou trabalhos relacionados ao projeto “Aprendendo com a Natureza” em convênio com a CATI de Fernandópolis e a Casa da Agricultura de Ouroeste.

Participaram também de um arrastão ambiental de conservação do Rio Grande, um trabalho que tem dado orgulho a Escola de Arabá e ao município de Ouroeste.

Escola Sansara

Alunos da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho também foram mobilizados e realizaram atividades internas e externas, através do projeto “Aprendendo com a Natureza”, um convênio da CATI de Fernandópolis e integração da Casa da Agricultura de Ouroeste, onde adquirem conhecimentos dos ciclos da natureza, água, solo, poluição, biodiversidade e florestas.

O trabalho de preservação do Meio Ambiente no município de Ouroeste vem ganhando resultados, graças a equipe multidisciplinar, a cooperação população, que juntos vem buscando o mesmo objetivo “Preservar o meio Ambiente” , com o acompanhamento do Técnico em meio Ambiente Claudecir Caberlim

“O meio Ambiente não muda, só com lamentações, críticas ou com lágrimas, ou matérias reais do mundo através de jornais e TV, só vai mudar com a “Ação”, mesmo que seja pequena. Faça sua parte, o planeta agradece. “Planta, cultive e colha a Paz”.





sábado, 16 de junho de 2007

Programa Agente e Ação jovem participa de arrastão para preservação do meio ambiente





Alunos do Programa Agente e Ação Jovem realizaram uma visita no Rio Grande no último dia 15 de junho de 2007, objetivando um arrastão , retirando materiais recicláveis das proximidades do Rio, conscientizando os alunos da importância da preservação ao Meio Ambiente.

Foram retirados 6 (seis) sacos de lixos do local contendo materiais recicláveis, que foram jogados por pessoas que vistam o local e não sabem desenvolver sua cidadania e não tem conscientização do agravo ao Meio Ambiente.

Após o arrastão, os jovens fizeram uma visita no Hotel da CESP a fim de conhecer um dos pontos de lazer e preservação e que -se tornará muito atrativa em breve para o município.