

A Prefeitura Municipal de Ouroeste reinaugurou o Viveiro de Mudas do Município para atendimento aos Produtores Rurais, com mudas de Essências Nativas, Eucaliptos, Café, Ornamentais, Arborização Urbana, Frutíferas em geral, Medicinais e outras. A Responsabilidade Técnica é do Engenheiro Agrônomo João Barbar da Casa da Agricultura de Ouroeste.
Segundo Barbar, o objetivo da Prefeitura é através do Viveiro incentivar o Produtor Rural do Município. O Viveiro possui uma área total de 1000 m² sendo 800 m² coberto com sombrite, estufa, escritório, depósito para ferramentas e etc.
A água é proveniente de poço semi-artesiano e a capacidade do Viveiro é de 80.000 mudas das mais Variadas Espécies. As mudas são distribuídas gratuitamente aos Produtores do Município.
Trabalham no Viveiro dois funcionários que são mantidos pela Prefeitura Municipal. Existe também uma estufa de mudas de 40 m² construída pela Prefeitura Municipal para ajudar na produção do Viveiro Municipal.
O Viveiro que está em fase de enchimento de saquinhos para mudas e recebe diariamente visitas das Escolas do Município, tanto de Arabá quanto de Ouroeste.
Trabalhamos em parceria com as Escolas para as crianças acompanharem as mudas desde o plantio da semente até o plantio definitivo como parte do Meio Ambiente.
O Viveiro também tem por finalidade a produção de mudas de Essências Nativas para Reflorestamento de Áreas Degradadas, Recuperação de Áreas de Preservação Permanente nas Beiras dos Córregos e para atender a demanda da Arborização Urbana e incentivar a produção de Frutas no município e outros.
Para Arborização Urbana são utilizadas sementes e mudas de espécies apropriadas às condições urbanas, tanto do ponto de vista ambiental e paisagístico, quanto técnico, já que as árvores representam a segunda maior causa de desligamentos acidentais de energia, e podem quando plantadas sem a técnica adequada causar acidentes quando ocorrem tempestades e quedas de galhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário