
Em parceria com a Cati - Casa da Agricultura de Ouroeste, os alunos da 4ª série do ensino fundamental da Escola “E.M.E.F. José de Souza Cabral” de Arabá, tendo como responsável à Professora Lucimara Sabino da Costa e a Coordenadora Maria Jacinta Brugnoli, desenvolveram paralelamente com o livro APRENDENDO COM A NATUREZA o Projeto “ONDE EXISTE VIDA EXISTE ÁGUA”.
O projeto teve como objetivo desenvolver uma mística ecologia, que resgate o valor da água nos seus fundamentos mais profundos e apoiar-se e valorizar as iniciativas já existentes no tocante ao cuidado com a água e sua preservação, captação de água da chuva e recuperação de mananciais degradados.
Através de diversificados tipos de textos na parte teórica e experiências em aulas práticas, os alunos adquiriram informações referentes à importância da água e a sua preservação.
O projeto não é especificamente somente para a informação e transmissão do professor para os alunos e sim para que os mesmos envolvessem neste projeto a família e a comunidade em geral, orientando-os para os cuidados que devemos ter não só com a preservação da água, como também com o solo.
Segundo a professora Lucimara Sabino da Costa “Trabalhar com este projeto foi uma experiência magnífica, pois os alunos trazem uma bagagem muito grande de conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, principalmente em Arabá, onde encontramos plantações de cana-de-açúcar onde verificamos as queimadas que também prejudica muito o solo matando as proteínas da terra e a degradação que a mesma faz no ambiente. Temos como experiência também as plantações de algodão que também não só polui a terra com agrotóxicos como também o ar”, concluiu a professora. De acordo com organizadores do projeto tudo que jogamos no solo, penetra nos lençóis subterrâneos. E este projeto influenciou tanto os alunos, que ao finalizarem este projeto, confeccionaram um livro, alertando aos seus leitores sobre a importância da preservação da água e as conseqüências se não colocarmos em prática, o que colocamos no papel.
Para a coordenadora da Escola Maria Jacinta Brugnolli este é um dos projetos que os alunos irão desenvolver no decorrer deste ano. “Estamos também trabalhando com o projeto Meio Ambiente na escola, e brevemente teremos outras experiências que poderemos compartilhar com demais pessoas que tiverem interesse em adquirir um melhor ambiente para sua sobrevivência e não podemos nos esquecer que a “NATUREZA É O NOSSO SANTUÁRIO DE LUZ”, comentou a coordenadora
Nós Alunos, Professores, Coordenadora, Diretora e todos os Funcionários desta escola estamos plantando nossa semente de conscientização, esperando que a mesma contagie todas as pessoas não só deste Povoado como também do mundo inteiro para que possamos ter um mundo melhor, para nós e nossos descendentes que viverem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário