No mês de novembro, a Cáritas de Ouroeste em parceria com a Coordenadoria do Meio Ambiente, Sabesp, CRAS E O CIAD realizou, em Ouroeste e em Arabá, passeatas para divulgar a Campanha de coleta de óleo de cozinha usado.
A ação tem como objetivo conscientizar a população a respeito dos prejuízos que o descarte indevido da substância causa ao meio ambiente e incentivar o reaproveitamento do óleo de cozinha, normalmente jogados em pias, vaso sanitários, ralos, no lixo, e até mesmo, diretamente no solo, podendo causar infiltração, acarretando a contaminação do lenço freático, além do fato de que, quando entra em decomposição, libera o gás metano, que agrava o efeito estufa. O objetivo da campanha é reduzir drasticamente a liberação do óleo vegetal no meio ambiente.
O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos).
A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
Além de contribuir com o meio ambiente, a população também ganhará com o projeto desenvolvido pela entidade. A cada 4 litros de óleo usado você ganha um cupom para concorrer uma cesta básica de alimentos no final do mês.
O óleo coletado na campanha será encaminhado a uma usina de Lins para ser transformado em biodiesel. Para fazer sua parte, os moradores podem armazenar o óleo de cozinha produzido em suas casas em garrafas pet e levá-las diretamente a algum dos postos de coleta.
POSTOS DE COLETA:
* CÁRITAS DE OUROESTE
* SALÃO PAROQUIAL DE OUROESTE
* EMEF JOSÉ DE SOUZA CABRAL - ARABÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário