quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alunos visitam nascente e aprendem sobre recursos hídricos


A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, em parceria com a Diretoria de Educação e Cultura, promoveu uma série de atividades relacionadas à preservação dos recursos hídricos com os alunos da EMEF de Ouroeste e EMEF José de Souza Cabral, de Arabá.
As crianças visitaram a Nascente Modelo Rotary Ouroeste onde puderam conhecer o projeto e conversar com membros da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, professores e um biólogo da Empresa Difusão Ambiental, que está realizando um diagnóstico dos recursos hídricos do município.

 Durante a atividade os alunos foram conscientizados sobre a importância de preservar as nascentes desde a brota da água até a utilização e nas casa. Também foram plantadas algumas mudas de árvores frutíferas, abordando assim três Diretivas do Projeto Município Verde e Azul: Mata Ciliar, Uso da Água, e Educação Ambiental.







sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Meio Ambiente é tema de palestra para alunos da rede municipal



A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste realizou, no dia 26 de setembro, palestra para alunos da EMEF de Ouroeste. A apresentação, realizada pelo Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e membro da coordenadoria, Flávio Takai, abordou temas fundamentais para o meio ambiente.
O tema inicial foi a importância da preservação da flora e os benefícios que ela nos proporciona, falou-se sobre a comemoração do dia da arvore símbolo de Ouroeste, o Ipê Branco, que é 22 de setembro. Também foi apresentado o guia municipal de arborização urbana.
Outro tema abordado foi da nascente modelo, que é utilizada como estímulo para que outras nascentes sejam recuperadas e também ser utilizada na conscientização.
O ultimo tema foi o Programa de Recuperação de Matas Ciliares e Nascentes, realizado em parceria com a CESP de Três Lagoas. Os temas abordado vem atender as diretivas, de Educação Ambiental, Arborização Urbana e Mata Ciliar.
A apresentação também foi feita para os alunos da EMEF de Araba, no dia 27 de setembro.


Presidente do COMDEMA durante palestra

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alunos da rede municipal plantam mudas de árvores


Crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Ouroeste e Arabá participaram, na penúltima semana de Setembro, do plantio de 206 mudas, em comemoração ao “Dia Mundial da Arvore”, 21, e ao dia da árvore símbolo do município, o “Ipê Branco”, 22 de setembro. Foram plantadas 26 mudas de ipê mirim amarelo, 60 de ipê branco, 30 ipê amarelo, 30 ipê roxo e 60 exemplares de arvores frutíferas diversas.
A ação também visa promover o plantio da “Floresta Piloto” da Diretiva de Arborização Urbana do Projeto Município Verde Azul.
Segundo a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, as atividades realizadas permitem, aos professores alunos, colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, sendo uma experiência fundamental para mudança de hábito que as crianças levam para suas casas. A ação contou com o apoio da Diretoria de Educação e Cultura, Casa da Agricultura e Prefeitura Municipal de Ouroeste e cumpre com diretivas “Arborização Urbana” e “Educação Ambiental” do projeto Município Verde Azul.





sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coordenadoria recolhe amostras de ETE´s para análise


No dia 19 de Setembro, a Coordenadoria de Meio Ambiente realizou a coleta de água da entrada e saída das lagoas (ETE) Estação de Tratamento de Esgoto de Ouroeste e Arabá para análise de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demando Química de Oxigênio (DQO). A análise é feita em Laboratório licenciado pela CETESB e cumpre com a diretiva “ESGOTO TRATADO”, do Projeto Município Verde e Azul.
O objetivo da ação é preservar os mananciais que recebem o efluente, para proporcionar melhor condições de vida à biodiversidade local. A ação é realizada em parceria com a Sabesp e tem o apoio da Prefeitura Municipal.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto vai mapear realidade ambiental de Ouroeste


A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste monitora a execução de parte do projeto de elaboração de diagnóstico de restauração de mata ciliar e o plano de recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos do município, feito por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), do Comitê de Bacia do Turvo Grande, Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O trabalho tem como objetivo apresentar diagnóstico ambiental das sub-bacias do município e propor ações para recuperação de nascentes, bem como medidas de contenção de erosão do solo e assoreamento dos corpos d’água, e controle das fontes difusas de poluição em urbana e rural, visando a recuperação e preservação dos recursos hídricos e também subsídios para efetivação do planejamento ambiental.
A pesquisa é feita “in loco” por meio de relatórios fotográficos, coleta de coordenadas, identificação de nascentes e uso do solo em áreas de mata ciliares, levantamentos arbórios e florísticos com informações copiladas, sistematizadas e georreferenciadas, gerando um mapa com a realidade ambiental do município.
O desenvolvimento do diagnóstico cumpre com as seguintes Diretivas do Projeto Município Verde e Azul: Mata Ciliar, Uso da Água, Educação Ambiental e Estrutura Ambiental. Segundo o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, responsável técnico pela elaboração do projeto, através deste diagnóstico serão abertas portas para outros projetos e recursos para recuperação e conservação ambiental junto ao governo de estado.



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Servidores participam de curso para brigada de incêndio





Foi realizado no dia 6 de setembro, na Câmara Municipal de Ouroeste, o treinamento de Brigada de incêndio, com a participação dos municípios de Indiaporã, Mira Estrela, Populina, São João das Duas Pontes e Guarani D´Oeste. A ação, que contou com o palestrante Sargento Grigolin, tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio.
A brigada de incêndio atua em edificações e áreas de risco no município, na prevenção e no combate ao principio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio.
Essa ação vem a contemplar as diretivas do projeto Verde Azul: Qualidade do Ar, Educação Ambiental e Estrutura Ambiental, através da articulação intermunicipal.
A capacitação foi uma realização do Corpo de Bombeiro - CMMA, com o apoio da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Ouroeste.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palestra discute recursos hídricos municipais




A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste realizou, no dia 31 de Agosto, em parceria com a Secretaria de Saúde, palestra sobre os problemas dos recursos hídricos do Município.
A apresentação, direcionada aos agentes de saúde, detalhou as ações realizadas para recuperar e preservar os recursos naturais, através da Elaboração de Diagnóstico de Restauração de Mata Ciliar e de Plano de Recuperação, Conservação e Preservação dos Recursos Hídricos do Município de Ouroeste.  Foram abordados também assuntos das 10 Diretivas do Projeto Município Verde e Azul e Sustentabilidade.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passeio ciclístico marca comemorações ao Dia do Ar Puro






A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, em parceria com a Diretoria de Educação e Cultura, promoveu o evento “PEDALANDO PARA NÃO POLUIR” em comemoração ao “Dia do Ar Puro”, com data oficial de 14 de Agosto. Cerca de 300 crianças da EMEF de Ouroeste e EMEF José de Souza Cabral, de Arabá, participaram do passeio ciclístico que teve como objetivo a sensibilização das crianças e da população em geral quanto ao uso de formas alternativas de transporte que não poluem o meio ambiente, em detrimento aos veículos que necessitam da queima de combustíveis e emitem grande quantidade de CO² na atmosfera, gerando diversas catástrofes, doenças à saúde humana e de toda biota planetária. 
A ação cumpre com o calendário de Datas Comemorativas Ambientais do Município estabelecido pela Lei nº 753/2009, e também com duas DIRETIVAS do Projeto Município Verde e Azul: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLUIÇÃO DO AR”.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ecoponto recolhe pneus para reciclagem






A Coordenadoria do Meio Ambiente de Ouroeste, com o apoio Prefeitura do município, está dando continuidade ao projeto Ecoponto. No mês de julho, mais de 14.000 quilos de pneus inservíveis (sucata) foram encaminhados para reaproveitamento, conforme a Lei CONAMA n°416 de 30/09/09. O material recolhido é destinado à responsabilidade da ANIP - Associação Nacional da Industria Pneumáticos.
A ação cumpre com a Diretiva “POLUIÇÃO DO AR” e “LIXO MÍNIMO”, do programa Município Verde e Azul, e é realizada em parceria com outros municípios, com o objetivo de dar a destinação correta dos resíduos de Pneus inservíveis, através de documento do “ECOPONTO MUNICIPAL DE OUROESTE”.
O Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, detalha passo a passo do procedimento de quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo. “Ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal – um ECOPONTO. No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final”.
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cinturão Verde é criado para proteger distrito






A Prefeitura de Ouroeste, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente e do Departamento de Obras e Limpeza Urbana do município, executa o Projeto “CINTURÃO VERDE” no distrito de Arabá, que constitui no cultivo, em áreas estratégicas, de plantas que possuem galhos resistentes à quebra e produzem frutos saborosos como: mangas de diversas qualidades e ingá nativo.
Além de contribuir para preservação ambiental e sustentabilidade do planeta, o objetivo do Projeto é criar, com as árvores, uma barreira natural para proteger a população contra as tempestades e ventos fortes que constantemente castigam o povoado. A ação cumpre também uma das Dez Diretivas do Projeto Município Verde e Azul, “ARBORIZAÇÃO URBANA”.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Realização da inspeção de veículos da frota municipal







A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste realizou, junto ao Departamento de Transporte e Mecânica, a vistoria dos veículos que compõem a frota do município.  A inspeção que é feita semestralmente e tem como objetivo verificar o nível de emissão de fumaça preta que os veículos lançam na atmosfera.
A análise cumpre com a diretiva “CONTROLE DE POLUIÇÃO”, estabelecida pelo projeto Município Verde e Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e os veículos analisados que tiveram níveis de fumaça aceitáveis receberam o adesivo indicativo.
A vistoria tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente e Departamento de Transporte.  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coordenadoria promove arrastão ecológico às margens do Rio Grande






A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, em parceria com a Diretoria de Educação e Cultura, Secretaria da Saúde e Sabesp, realizou mais um arrastão ecológico às margens do Rio Grande. A ação, que consiste em coletar lixo pelas margens do rio, é parte do calendário de comemorações ao Dia do Meio Ambiente e contou com a participação de mais de 200 crianças das escolas municipais de Ouroeste e Arabá.
Segundo o Coordenador do Meio Ambiente, Cludecir Caberlim, a ação tem como objetivo envolver as crianças não só no ato de recolhimento de lixo, mas principalmente na reflexão sobre a relação com o rio: conservação, poluição, lazer, contemplação, fonte de alimento, além de incentivar o trabalho coletivo e a preservação a participação nas ações de minimização de lixo em áreas urbanas. “As crianças recolheram diversos materiais que atravessariam gerações para se decompor, entre eles, uma enorme rede de pesca velha que, certamente, dentro do rio causaria impacto irreparável ao meio ambiente. Com o arrastão ecológico nós as colocamos em contato direto com o local poluído e o meio ambiente e temos a chance de mostrar os danos causados e a responsabilidade de cada um em mudar esse cenário, adotando hábitos que ajudem a preservar o meio ambiente”, finalizou.
A ação, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, integra o projeto “Para o Rio Grande Limpo”, que já existente há alguns anos no município.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Coordenadoria inicia comemorações ao Dia do Meio Ambiente



A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Educação e Cultura e Prefeitura de Ouroeste, deu início, no último dia 04, a várias atividades ambientais em prol ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As comemorações estenderão por todo mês junho.
Para dar início à celebração, palestras foram realizadas na rede municipal de ensino, nas EMEF de Ouroeste e Arabá, falando sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre o projeto Município Verde e Azul, em que a Educação Ambiental é uma das dez diretivas do plano. Na ocasião, foram mostrados a evolução de várias atividades executadas com a participação dos alunos, entre elas um reflorestamento de mata ciliar e a recuperação e preservação da Nascente Modelo “Rorary Ouroeste”. Também foram passadas, às crianças, as atividades que serão realizadas durante o mês.
Para o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, “é gratificante poder passar para as crianças o quanto elas têm sido importantes para a realização do trabalho do município com o meio ambiente e a importância disso na luta para preservação do planeta”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente.


2010


2012


Nascente Rotary 2010


Nascente Rotary 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ouroeste recebe “Selo Verde” pela terceira vez consecutiva



O prefeito de Ouroeste, Sebastião Geraldo da Silva, recebeu no dia 02 de Abril, no Palácio dos Bandeirantes, em  Estado de São Paulo, a certificação "SELO VERDE" referente ao ano de 2011, do Projeto Município Verde e Azul, da Secretaria do meio Ambiente do Estado de São Paulo, ficando entre os 158 municipios certificados dos 645 municípios paulistas.
O prêmio é importante não só por trazer recursos ao município de Ouroeste, mas principalmente, pela mudança na forma de planejar e governar, buscando o desenvolvimento sustentável, com consciência de preservar nossos recursos naturais visando a qualidade de vida, saúde, segurança e bem estar das atuais e futuras gerações. 
A certificação é alcançada com trabalhos elaborados pela Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente de Ouroeste, em conjunto com prefeitura, câmara de vereadores e Conselho Municipal do Meio Ambiente e com o apoio dos órgãos municipais e sociedade.
O Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, o Gestor Ambiental, Flávio Takai, e o Técnico, Ruy Castilho Rodrigues, acompanham o crescimento da consciência ambiental da população e principalmente os trabalhos de educação ambiental realizados com as crianças das escolas municipais que já vivenciam  hábitos e atitudes ecologicamente corretas dentro de suas casas.

O Gestor Ambiental, Flávio Takai; o prefeito Sebastião Geraldo e o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, Claudecir Caberlim receberam a certificação.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia Mundial da Água: água poupada, água preservada!


No dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água e o município de Ouroeste promoveu, durante toda semana, uma série de atividades com alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar sobre a importância de preservar o elemento que é indispensável para todos os seres vivos.
Por meio de parceria entre Vigilância Sanitária Municipal/Secretaria Municipal de Saúde, Coordenaria Municipal do Meio Ambiente e Sabesp de Ouroeste, foram realizadas palestras acompanhadas de bato-papo, concurso de desenhos e frases, sorteio de brindes e visitas a lagoa de tratamento da Sabesp de Jales, com alunos da rede municipal de Ouroeste e Arabá. Segundo os organizadores, tais atividades são de extrema importância, pois instiga na criança o dever de colaborar com o Planeta Terra.