quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Projeto incentiva alunos para preservação ambiental



A Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá levou cerca de 20 alunos da 4° e 5° série do ensino fundamental, essa semana, dia 21/11 às margens do Rio Grande, para a instalação de placas de aviso e alerta sobre a necessidade da preservação ambiental.

A escola vem desenvolvendo o projeto Meio Ambiente – vivendo a diversidade na escola – assumindo a responsabilidade na construção de sociedades sustentáveis.

De acordo com os idealizadores do projeto, cuidar do meio ambiente é realizar ações transformadoras que melhorem a qualidade de vida na comunidade e no planeta. ‘Conhecer o meio ambiente é saber que somos parte dele, a ele pertence a vida. Cuidar do meio ambiente é amar a reverenciar a vida”, explicou.

O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal , através Casa da Agricultura de Ouroeste e tem a participação do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim e do Cabo Fantini da Polícia Ambiental de Fernandópolis.

A escola espera realizar um movimento voltado para a formação da cidadania ambiental em nosso país, buscando nesta participação coletiva o poder transformador de coletivamente repensar a qualidade de vida de todos.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Alunos de Ouroeste visitam Microbacias do Córrego do Galo e Lageado






Cerca de 50 alunos da Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá e Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho de Ouroeste participaram de duas visitas nos dias 01 e 06 de novembro de 2006, na Microbacia Hidrográfica do Córrego do Galo e Microbacia Hidrográfica do Córrego do Lageado, através do Programa Aprendendo com a Natureza.

O programa vem sendo desenvolvido no município por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os participantes tiveram a oportunidades de observar e conhecerem no local, antigas erosões, matas ciliares e assoreamento na Cabeceira do Córrego do Galo, localizado na ponte da estrada vicinal que liga os municípios de Ouroeste e Guarani D` Oeste.

Com as melhorias promovidas pela Prefeitura Municipal de Ouroeste, hoje a estrada encontra-se recuperada. Foram levantados os terraços e construído nova ponte e caixas de contenção.

Em outro local, na Microbacia do Lageado, os participantes puderam observar a Estrada Adequada recentemente pelo Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, orçada em R$ 215.000,00, uma parceria com a Prefeitura Municipal que removeu e instalou as cercas das propriedades vizinhas das estradas sem custo nenhum para o produtor rural.

Os estudantes tiveram o acompanhamento durante a visita de professores das instituições de ensino e dos profissionais da Casa da Agricultura de Ouroeste, do Técnico em Meio Ambiente Claudecir, da Médica Veterinária Louziane e do Engenheiro Agrônomo João Barbar, Técnico Executor da Microbacia Hidrográfica do Córrego do Galo e do Lageado.

domingo, 5 de novembro de 2006

Projeto leva crianças para conhecerem variedades de animais e pássaros






E cada vez maior a preocupação com o Meio Ambiente. E diante desse fato, muitos acreditam, que a conscientização de todos ainda é a melhor “arma” para poder reverter essa situação. Em Ouroeste, medidas para preservação do Meio Ambiente, entre outros trabalhos, propostas e projetos, vem mostrando, orientando e conscientizando principalmente crianças, jovens e adolescentes do município.

Nesta semana, dia 31/10 a Prefeitura Municipal de Ouroeste, através da Diretoria de Educação e Casa da Agricultura promoveu uma excursão na Estância Juliana em Urânia, com crianças e adolescentes do Projeto “Entrelaços do Saber”.

O objetivo do passeio foi orientar sobre a Fauna do Ecossistema e qual a importância de preservá-la. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem uma grande variedade de animas e pássaros, entre outros ameaçados de extinção, como por exemplo: macaco sagüi da orelha branca, arara azul, que já esta quase livre da extinção. A visita mostrou também, de como é feito o trabalho de recuperação de animais que chegam feridos, que são medicados e alimentados, até serem devolvidos a seu habitat natural.

O passeio teve acompanhamento dos professores do projeto, do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim e contou com o monitoramento de veterinários da estância.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente Caberlim, a aproximação das crianças com a natureza é de grande importância para o aprendizado e conscientização, pois a maioria das crianças só conhecia animais por livros e TV.

domingo, 15 de outubro de 2006

Evento ganha conscientização a favor do meio ambiente

A Prefeitura Municipal de Ouroeste, em parceria com as empresas Metalúrgica Ferrame e Stilo Aço, se mobilizaram para promoverem a conscientização a favor do meio ambiente, durante a realização da 10° Festa do Peão Boiadeiro de Ouroeste.

Foram disponibilizados tambores e placas de conscientização no Recinto de Festas, doados pelas empresas. A iniciativa contou com a participação e apoio dos membros do Projeto Agente Jovem no preparo de todo o material.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente, Claudecir Caberlim, o objetivo da ação é proteger e preservar a área ambiental através da conscientização do público, das entidades, e mais, desde as crianças à terceira idade, pois só assim a iniciativa conseguira êxito.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Projeto sócio-educativo envolve crianças em comemoração ao Dia da Árvore




Um projeto sócio-educativo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ouroeste, através da Casa da Agricultura, envolveu centenas de crianças da EMEI- Paraíso Infantil e da Escola EMEF José de Souza Cabral de Arabá, no último dia 21 de setembro de 2006, em comemoração ao “Dia da Árvore”.

O tema abordado foi “Preserve o Verde”, onde teve como objetivo o plantio de mudas nativas e frutíferas em áreas urbanas com identificação de cada espécie. O plantio teve a orientação da importância de plantar árvores e preservar a natureza, dando a oportunidade de vida digna, segurança e bem estar das futuras gerações.

O evento teve o acompanhamento do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim da Casa da Agricultura de Ouroeste.

Segundo Caberlim “Uma planta é como uma criança que necessita de acompanhamento, cuidados, amor e carinho para que possa dar bons frutos”, comentou o Técnico em Meio Ambiente.

sábado, 10 de junho de 2006

Semana do Meio Ambiente mobiliza crianças e adolescentes em Ouroeste




Conscientizar crianças e adolescentes é o primeiro passo para que gerações futuras possam viver com dignidade, segurança e bem estar. Foi com esse lema que a Prefeitura Municipal de Ouroeste, comandada pelo Prefeito Nelson Pinhel e pela vice Laíz Terezinha, através da Casa da Agricultura e com o apoio da Diretoria de Educação e Cultura promoveu a Semana do Meio Ambiente no município.

As atividades mobilizaram milhares de crianças, adolescentes e jovens.

O trabalho de conscientização foi realizado internamente em entidades e escolas e também foi estendido as ruas e campos.

Entre as atividades estão: Passeata de conscientização onde soltaram balões com sementes de árvores nativas e frases chamando a atenção da população para plantarem a semente para um futuro melhor; plantações de rosas e árvores frutíferas; visita ecológica no Colégio Agrícola de Fernandópolis; Passeio ambiental na Trilha dos Macacos em Mira Estrela e mais.

Os principais assuntos levantados durante a Semana do meio Ambiente foram quanto ao lixo jogado nas ruas e rios; a questão da separação do lixo orgânico e do lixo reciclável e quanto ao uso da água e energia. Os eventos contaram com a participação de crianças e adolescentes do Nacra, Emei- Paraíso Infantil, da Escola José de Souza Cabral em Arabá e do Programa Ouro do Lixo.

As atividades foram realizadas com o apoio e incentivo das autoridades municipais, educadores, monitores e acompanhamento do Técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim

O maior compromisso assumido por todos os participantes - é que todos irão dar sua contribuição para o Meio Ambiente. “Seja um fiscal voluntário, para salvar nosso planeta”.

Meio Ambiente é trabalhado como disciplina

Além desse trabalho, outro é desenvolvimento diariamente pelo Núcleo de Atendimento à Criança e o Adolescente usando o Meio Ambiente como disciplina, onde os educandos sob o acompanhamento de um monitor, plantam, colhem e comercializam os produtos produzidos numa horta.