sábado, 27 de outubro de 2007

Grupo de Ação Ambiental de Ouroeste faz apresentação na Regional da Agricultura em Fernandópolis



O Grupo de Ações Ambientais – GEA de Ouroeste realizou no último dia 18 de outubro, uma apresentação na Regional da Agricultura de Fernandópolis, durante uma reunião mensal dos Técnicos, Agrônomos e Veterinários das Casas da Agriculturas da Região.

O Grupo trabalha com tudo que envolve o Meio Ambiente no Município, desde as Escolas, através do Programa Aprendendo com a Natureza, uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado com a Secretaria da Educação na conscientização das crianças de como proteger o meio em que vive, como proteger os córregos evitando os assoreamentos, em fim tudo que o homem pode e deve fazer para proteger o Meio Ambiente.

São desenvolvidos também trabalhos de conscientização da Reciclagem do Lixo, tanto Urbano quanto o Rural, Reciclagem de Pneus usados que são coletados, depositados no Ecoponto e depois doado para Entidades Responsáveis. São desenvolvidas atividades de Coleta de Lixo em forma de arrastões nas margens Rio Grande, colaborando com a Natureza e conscientizando Pescadores e Turistas, Excursões levando alunos das Escolas para acompanhar plantio de mudas do Viveiro Municipal em áreas de Preservação Permanente na beira dos Córregos e também em áreas degradas e visitas Ecológicas a Entidade voltadas ao Meio Ambiente.

Todo este trabalho em que está envolvido o GEA existe a colaboração de vários funcionários da Prefeitura. O GEA de Ouroeste é composto pelas seguintes pessoas:

João Barbar Neto

Claudecir Caberlim

Ariana Regina de Santana

Lucimara Sabino da Costa

Luiz Carlos Crozariol

José Donizete Parisi e com a Colaboração: Cláudio M. Camacho.

sábado, 29 de setembro de 2007

Ouroeste se mobiliza com atividades e ações ambientais no “Dia da Árvore”



O Município de Ouroeste se mobilizou no último dia 21 de setembro com atividades e ações ambientais com o objetivo de transformar o “Dia da Árvore” em um marco da parceria entre a sociedade e o poder público em benefício do verde.

Na realização do Projeto “Mutirão Verde”, houve a participação da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho, Escolas Municipais, EMEF José de Souza Cabral e EMEI Paraíso Infantil, o Projeto Entrelaços do Saber, o Projeto Agente Jovem e vários produtores rurais, todos em busca do mesmo objetivo, doando sua parcela de contribuição ao meio ambiente.

Foi realizado teatros, pequenas palestras e distribuição de mudas diversas para plantio, contanto sempre com o suporte do Viveiro de Mudas, que doa mudas a população do município.

Todo o trabalho ganha o apoio e o incentivo da Prefeitura Municipal de Ouroeste, da Casa da Agricultura, da Diretoria de Educação e Cultura e CATI de Fernandópolis.

sábado, 8 de setembro de 2007

Técnicos se reúnem em Ouroeste para participar de curso sobre adequação e manutenção de estradas rurais da região de Fernandópolis



Técnicos se reuniram no Auditório do Museu Água Vermelha em Ouroeste nos dias 29 e 30 de agosto, onde participaram de um curso sobre Adequação e Manutenção de Estradas Rurais da Regional da Agricultura de Fernandópolis.

O objetivo do curso foi treinar pessoal para: A Identificação dos defeitos relevantes que degradam a estrada rural; Treinar pessoal para implantação de Sistema Municipal de Gestão da Malha Viária; Difundir a adoção das práticas conservacionistas; e Subsidiar com informações os funcionários de prefeituras para a maneira correta de realizar manutenção das estradas municipais.

Além da etapa teórica do curso, os participantes fizeram também visita ao em algumas estradas do município e da região.

Segundo o Engenheiro Agrônomo João Barbar, o curso contou com a participação Prefeito Municipal de Ouroeste Nelson Pinhel que tem dado total apoio e incentivo aos agricultores do município.

Além do curso houve uma palestra proferida pela Coordenadora do Museu, Beatriz Vargas e logo em seguida foi feita uma visita ao Museu. Participaram deste curso, Fiscais de Obras, Operadores de Máquinas, Engenheiros Civis e Engenheiros Agrônomos todos funcionários das Prefeituras pertencentes a Regional da Agricultura de Fernandópolis.

O curso de Estradas faz parte de um dos objetivos do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, pois hoje quase todos municípios que pertencem a Regional de Fernandópolis foram beneficiados com suas estradas.

sábado, 25 de agosto de 2007

Ecoponto criado em Ouroeste vem fortalecendo o controle do Aedes aegypti



Com a criação do Projeto Ecoponto, local onde são destinados os pneus “inservíveis”, a Prefeitura Municipal de Ouroeste tem tido resultados positivos não só no fortalecimento do controle do mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegyti), como também vem diminuindo a quantidade de emissão de gás carbônico (CO2) na Atmosfera , reduzindo a retirada de matéria prima dos recursos naturais. Outra grande vantagem foi quanto a questão de ordem estética do Município.

O projeto para a preservação ambiental fez na semana passada 16/08/2007, mais um carregamento de 9.500 (nove mil e quinhentos) quilos de pneus inservíveis (sucatas), para destinação final, conforme a resolução CONAMA n°258/99.

Todo o material recolhido e destinado sob a responsabilidade da ANIP-Associação Nacional da Industria Pneumáticos, onde serão transformados em produtos com varias finalidades como calçadas, pista de atletismo e construção civil , etc.

O projeto vem sendo acompanhado pela Prefeitura Municipal, Casa da Agricultura, Educação, Saúde entre outros órgãos que estão envolvidos com a preservação e conservação do meio ambiente, em busca do mesmo objetivo; saúde segurança e bem estar da população de hoje e da geração futura.

sábado, 28 de julho de 2007

Casa da Agricultura de Ouroeste realiza curso de artesanato em palha de milho para produtores rurais




A Casa da Agricultura de Ouroeste em parceria com o Senar de Jales e com o apoio a Prefeitura Municipal realizou entre os dias 16 e 20 de julho de 2007, o Curso de Artesanato em Palha de Milho, gratuitamente para familiares de Produtores Rurais do Município. Esta parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que tem como Coordenador o Sr. José Candeo é destinada aos familiares de Produtores Rurais para que se formem novas profissões, e aumente a renda familiar, uma vez que já conta com a matéria prima em sua propriedade, o que necessitaria apenas da mão de obra familiar. O curso, que foi realizado no Salão Paroquial de Ouroeste, inclui apostilas, café, lanche e almoço para todos os participantes, oferecido pelo Senar.

O curso contou como a instrutora a Sra. Bernadete Franco Silva Galbiati da cidade de Estrela D`Oeste.

Em Ouroeste o Coordenador dos Cursos do Senar é o Engenheiro Agrônomo João Barbar da Casa da Agricultura.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente e Agente Ambiental da Casa da Agricultura, Claudecir Caberlim, o Curso além de colaborar com Natureza oferece oportunidade de fonte de renda.


sábado, 21 de julho de 2007

Ouroeste cria “Ecoponto” para deposito de pneus usados




O município de Ouroeste, com a criação do “Ecoponto” para deposito de pneus usados, toma uma iniciativa importante para a preservação do meio ambiente. O projeto só foi possível através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouroeste com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), firmado em maio deste ano.

A contratação se fez necessário devida a enorme quantidade de pneus velhos que são descartados diariamente aos arredores da cidade e na zona rural, prejudicando o meio ambiente. A iniciativa também coopera para que se diminua os criadouros do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti)

De acordo com a resolução da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), os fabricantes e importadores desses produtos são responsáveis pela coleta e destinação final dos mesmos.

Na semana passada foi feita à primeira coleta de pneus no município. O trabalho esta tendo sucesso devido ao apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, e dos órgãos competentes (Casa da Agricultura, Vigilância Sanitária e Saúde, contando também com a conscientização da população do município, tendo como coordenador do projeto o técnico de Meio Ambiente Claudecir Caberlim.

sábado, 14 de julho de 2007

Escola Cabral de Arabá desenvolve projeto de Meio Ambiente



Em parceria com a Cati - Casa da Agricultura de Ouroeste, os alunos da 4ª série do ensino fundamental da Escola “E.M.E.F. José de Souza Cabral” de Arabá, tendo como responsável à Professora Lucimara Sabino da Costa e a Coordenadora Maria Jacinta Brugnoli, desenvolveram paralelamente com o livro APRENDENDO COM A NATUREZA o Projeto “ONDE EXISTE VIDA EXISTE ÁGUA”.

O projeto teve como objetivo desenvolver uma mística ecologia, que resgate o valor da água nos seus fundamentos mais profundos e apoiar-se e valorizar as iniciativas já existentes no tocante ao cuidado com a água e sua preservação, captação de água da chuva e recuperação de mananciais degradados.

Através de diversificados tipos de textos na parte teórica e experiências em aulas práticas, os alunos adquiriram informações referentes à importância da água e a sua preservação.

O projeto não é especificamente somente para a informação e transmissão do professor para os alunos e sim para que os mesmos envolvessem neste projeto a família e a comunidade em geral, orientando-os para os cuidados que devemos ter não só com a preservação da água, como também com o solo.

Segundo a professora Lucimara Sabino da Costa “Trabalhar com este projeto foi uma experiência magnífica, pois os alunos trazem uma bagagem muito grande de conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, principalmente em Arabá, onde encontramos plantações de cana-de-açúcar onde verificamos as queimadas que também prejudica muito o solo matando as proteínas da terra e a degradação que a mesma faz no ambiente. Temos como experiência também as plantações de algodão que também não só polui a terra com agrotóxicos como também o ar”, concluiu a professora. De acordo com organizadores do projeto tudo que jogamos no solo, penetra nos lençóis subterrâneos. E este projeto influenciou tanto os alunos, que ao finalizarem este projeto, confeccionaram um livro, alertando aos seus leitores sobre a importância da preservação da água e as conseqüências se não colocarmos em prática, o que colocamos no papel.

Para a coordenadora da Escola Maria Jacinta Brugnolli este é um dos projetos que os alunos irão desenvolver no decorrer deste ano. “Estamos também trabalhando com o projeto Meio Ambiente na escola, e brevemente teremos outras experiências que poderemos compartilhar com demais pessoas que tiverem interesse em adquirir um melhor ambiente para sua sobrevivência e não podemos nos esquecer que a “NATUREZA É O NOSSO SANTUÁRIO DE LUZ”, comentou a coordenadora

Nós Alunos, Professores, Coordenadora, Diretora e todos os Funcionários desta escola estamos plantando nossa semente de conscientização, esperando que a mesma contagie todas as pessoas não só deste Povoado como também do mundo inteiro para que possamos ter um mundo melhor, para nós e nossos descendentes que viverem.

sábado, 30 de junho de 2007

PREFEITURA MUNICIPAL DE OUROESTE REINAUGURA VIVEIRO DE MUDAS




A Prefeitura Municipal de Ouroeste reinaugurou o Viveiro de Mudas do Município para atendimento aos Produtores Rurais, com mudas de Essências Nativas, Eucaliptos, Café, Ornamentais, Arborização Urbana, Frutíferas em geral, Medicinais e outras. A Responsabilidade Técnica é do Engenheiro Agrônomo João Barbar da Casa da Agricultura de Ouroeste.

Segundo Barbar, o objetivo da Prefeitura é através do Viveiro incentivar o Produtor Rural do Município. O Viveiro possui uma área total de 1000 m² sendo 800 m² coberto com sombrite, estufa, escritório, depósito para ferramentas e etc.

A água é proveniente de poço semi-artesiano e a capacidade do Viveiro é de 80.000 mudas das mais Variadas Espécies. As mudas são distribuídas gratuitamente aos Produtores do Município.

Trabalham no Viveiro dois funcionários que são mantidos pela Prefeitura Municipal. Existe também uma estufa de mudas de 40 m² construída pela Prefeitura Municipal para ajudar na produção do Viveiro Municipal.

O Viveiro que está em fase de enchimento de saquinhos para mudas e recebe diariamente visitas das Escolas do Município, tanto de Arabá quanto de Ouroeste.

Trabalhamos em parceria com as Escolas para as crianças acompanharem as mudas desde o plantio da semente até o plantio definitivo como parte do Meio Ambiente.

O Viveiro também tem por finalidade a produção de mudas de Essências Nativas para Reflorestamento de Áreas Degradadas, Recuperação de Áreas de Preservação Permanente nas Beiras dos Córregos e para atender a demanda da Arborização Urbana e incentivar a produção de Frutas no município e outros.

Para Arborização Urbana são utilizadas sementes e mudas de espécies apropriadas às condições urbanas, tanto do ponto de vista ambiental e paisagístico, quanto técnico, já que as árvores representam a segunda maior causa de desligamentos acidentais de energia, e podem quando plantadas sem a técnica adequada causar acidentes quando ocorrem tempestades e quedas de galhos.

domingo, 17 de junho de 2007

Semana do Meio Ambiente leva crianças à Estância Juliana




Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 03 a 9 de junho em todo o Brasil, a EMEJ José de Souza Cabral de Arabá levou cerca de 100 crianças de 1° a 4 série do Ensino Fundamental e crianças do projeto de preservação do Meio Ambiente, a Estância Juliana, localizada na cidade de Urânia, onde os participantes puderam conhecer várias espécies de animais e aves.

De acordo com a programação a visita foi dividida em duas turmas, que aconteceu durante duas semanas. O objetivo foi mostrar como os animais vivem e como se alimentam, ou seja os hábitos dos animais e as aves em extinção.

Segundo a coordenadora da Escola Jacinta Brugnoli, que acompanhou os grupos, em tempos de aquecimento global, tragédias ecológicas, poluição, destruição do meio ambiente e extinções de espécies, são temas importantes para trabalharem e desenvolverem projetos de conscientizarão e educação, principalmente com as crianças. “Realizar um trabalho de educação voltado para a preservação da natureza e, também, ajudar a desenvolver a consciência ambiental”, concluiu a coordenadora Jacinta.

Estância Juliana encera visitação

A Estância Juliana, que abriga hoje centenas de espécies de animais e aves e que durante mais de uma década, abriu suas portas para visitação, anunciou o encerramento de suas atividades essa semana, dia 12/06. Alguns animais serão transferidos para um zoológico, outros serão encaminhados ao Ibama. O local era abrigo de centenas de amimais domésticos e silvestres que eram abandonados pela mãe, ou que apresentava algum problema de saúde e que precisava de cuidados especiais, animais exóticos, aves em extinção, entre outros.

Semana do Meio Ambiente mobiliza crianças e adolescentes

Várias atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente no município de Ouroeste. Crianças e adolescentes foram mobilizados em busca de um só objetivo “Preservação do Meio Ambiente”, para que futuras gerações tenham direito de ter vida digna com saúde, segurança e bem estar. Foi com essa intenção que a Prefeitura Municipal de Ouroeste, comandado pelo Prefeito Pinhel e pela Vice Laíz Terezinha, através da Casa da Agricultura e Diretoria de Educação e Cultura promoveram a “Semana do Meio Ambiente”.

Entre as atividades realizadas, estão a do Projeto Agente Jovem, em continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvido no viveiro de mudas municipal, onde aprendem técnicas desde a coleta de sementes, a seleção, formação de mudas de o plantio com os tratos necessários e principalmente a conscientização de cuidar após o plantio. Além disso plantaram mudas ornamentais em jardins na área urbana para proporcionar maior conforto a população e cuidar da estética do município, além de frutíferas em locais apropriados.

Projeto “Entrelaços do Saber”

O projeto “Entrelações do Saber” também realizou visita no viveiro municipal, plantaram mudas ornamentais em jardins, confeccionou lembrancinhas com material reciclável para enfeitar as mesas da quermesse de Ouroeste, além de atividades rotineiras numa horta criada para o consumo de hortaliças do próprio projeto.

EMEI Paraíso Infantil

A Escola Municipal de Educação Infantil, através das mais de 300 crianças, plantaram 500 mudas nativas, ornamentais e frutíferas para serem entregues a população no Dia Mundial da Árvore e intensificaram o cuidado com as 60 mudas frutíferas plantadas por elas no início do projeto.

EMEF Cabral de Arabá

A Escola Municipal José de Souza Cabral de Arabá, realizaram visitas ecológica na Estância Juliana em Urânia para conhecerem um pouco mais sobre a fauna e perceber a necessidade de preservá-la.

Visitaram também a estação de tratamento de água em Cardoso, plantaram mudas flutíferas em um espaço onde plantar plantas medicinais e conhecer seu valor, realizou trabalhos relacionados ao projeto “Aprendendo com a Natureza” em convênio com a CATI de Fernandópolis e a Casa da Agricultura de Ouroeste.

Participaram também de um arrastão ambiental de conservação do Rio Grande, um trabalho que tem dado orgulho a Escola de Arabá e ao município de Ouroeste.

Escola Sansara

Alunos da Escola Estadual Professor Sansara Singh Filho também foram mobilizados e realizaram atividades internas e externas, através do projeto “Aprendendo com a Natureza”, um convênio da CATI de Fernandópolis e integração da Casa da Agricultura de Ouroeste, onde adquirem conhecimentos dos ciclos da natureza, água, solo, poluição, biodiversidade e florestas.

O trabalho de preservação do Meio Ambiente no município de Ouroeste vem ganhando resultados, graças a equipe multidisciplinar, a cooperação população, que juntos vem buscando o mesmo objetivo “Preservar o meio Ambiente” , com o acompanhamento do Técnico em meio Ambiente Claudecir Caberlim

“O meio Ambiente não muda, só com lamentações, críticas ou com lágrimas, ou matérias reais do mundo através de jornais e TV, só vai mudar com a “Ação”, mesmo que seja pequena. Faça sua parte, o planeta agradece. “Planta, cultive e colha a Paz”.





sábado, 16 de junho de 2007

Programa Agente e Ação jovem participa de arrastão para preservação do meio ambiente





Alunos do Programa Agente e Ação Jovem realizaram uma visita no Rio Grande no último dia 15 de junho de 2007, objetivando um arrastão , retirando materiais recicláveis das proximidades do Rio, conscientizando os alunos da importância da preservação ao Meio Ambiente.

Foram retirados 6 (seis) sacos de lixos do local contendo materiais recicláveis, que foram jogados por pessoas que vistam o local e não sabem desenvolver sua cidadania e não tem conscientização do agravo ao Meio Ambiente.

Após o arrastão, os jovens fizeram uma visita no Hotel da CESP a fim de conhecer um dos pontos de lazer e preservação e que -se tornará muito atrativa em breve para o município.

sábado, 14 de abril de 2007

Projeto leva crianças às margens do Rio Grande para a preservação e conservação do meio ambiente



A EMEJ José de Souza Cabral de Arabá levou na semana passada centenas de crianças as margens do Rio Grande para a preservação e conservação do meio ambiente.

O projeto “Ambiente Limpo na Escola” teve início em novembro do ano passado e desde de então é desenvolvido com a participação dos estudantes.

Dentre as atividades desenvolvidas estão a instalação de placas de conscientização e de tambores de lixo e são feitos arrastões mensalmente coletando todo o lixo deixado por visitantes, como este que aconteceu.

O projeto foi lançado com o objetivo de cuidar do meio ambiente, realizando assim mudanças na qualidade de vida das pessoas e do nosso planeta, além de dar oportunidade as pessoas de aprender e conhecer mais sobre o meio ambiente, respeitando assim todo os seres vivos em nosso ecossistema.

Apelo: As árvores têm raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, faz fotossíntese, coleta gás carbônico e devolve oxigênio, proporciona alimentos e conforto através de suas sombras...”Mas as árvores não andam para levar sacolas de lixo que ficam em seus galhos e troncos para o lugar adequado”...Mas ela vê a tamanha crueldade com a natureza.

“A educação leva a consciência”

De acordo com o técnico em Meio Ambiente Claudecir Caberlim o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Casa da Agricultura, Diretoria de Educação e Cultura, Polícia Ambiental, além de diretores de esportes, professores, alunos, que trabalhando em equipe buscam um único objetivo, preservar o meio ambiente.

sábado, 31 de março de 2007

Projeto sócio-educativo mobiliza crianças no Dia Mundial da Água




Um projeto sócio-educativo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ouroeste, através da Casa da Agricultura e Diretoria de Educação, envolveram crianças das EMEIs Paraíso Infantil e Maça do Amor, EMEF José de Souza Cabral em Arabá, do Nacra – Núcleo de Atendimento à Criança e o Adolescente – Entrelaços do Saber e Agente Jovem, em várias atividades com o mesmo objetivo, “conscientização das pessoas em preservar o maior recurso natural do planeta, a água.

Entre as atividades, estão a visita de crianças do Nacra, a Estação de Tratamento da Água de Cardoso-SP (Sabesp), onde a captação da água é superficial. Na oportunidade os visitantes observaram como é feito o tratamento da água bruta, até o ponto de distribuição para a população. Dentro do processo de tratamento de água as crianças adquiriram conhecimentos de etapas importantes como: PH, cloroção, flúor, entre outros, tendo como instrutor o técnico em Meio Ambiente da Sabesp de Cardoso, José Marques da Silva.

A visita foi acompanhada por professores, monitores e também pelos técnicos em Meio Ambiente Claudecir Caberlim da Casa da Agricultura de Ouroeste e Adevalcir.

“A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial da existência de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber atmosfera, o clima, a vegetação, a agricultura e a cultura”

A falta de água

Obs: Desde o aparecimento de um ser vivo no planeta, a água continua com a mesma quantidade, nenhuma gota a mais ou a menos.

A falta de água só existirá pelas mãos humana, através da poluição das águas superficiais e contaminação das águas subterrâneas. O ciclo de água vai continuar, mas não vamos ter água potável para beber. Ainda a tempo de buscarmos melhores condições de vida para nossas futuras gerações.